flash

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Blog Messias Online vai finalizar suas postagens na internet




TUDO TEM UM COMEÇO, UM MEIO E UM FIM. A hora do MESSIAS ONLINE chegou e nós, da equipe do blog, temos muito a agradecer aos milhares de visitantes que fizeram parte dessa história. Durante um ano de funcionamento, atingimos a meta de 20 mil de acessos e tivemos quase 30 seguidores. 

Nossa equipe, ainda que reduzida em número, se destacou na qualidade e na dedicação demonstrada durante todo o período. Somado ao feedback sempre positivo dos visitantes, que nos mandavam e-mails, sempre estivemos muito motivados para continuar trabalhando (mesmo que de forma voluntária) com o intuito apenas de informar.Mas como dissemos vamos finalizar nossos trabalhos depois da conclusão de nossa enquete.Desde já agradecemos a todos nossos leitores diários.
Fonte: MessiasOnline 

Nota do Blog: É com uma imensa tristeza que posta essa matéria, chega ao fim a história de um dos nossos parceiros, o Messias Online, um blog promissor que postava informações sobre nossa cidade e região, por motivos alheios e ainda indefinidos o mesmo irá fechar as portas.

Inspirado no Messias Online foi que nasceu o Messias Targino News, fiquei triste ao saber dessa noticia, demonstro aqui minha tristeza e também minha gratidão, quero também parabenizar a equipe do Messias Online por ter nos transmitido inúmeras informações.
Lamento o ocorrido.

domingo, 24 de abril de 2011

Jumento Provoca Acidente com Vitima Fatal em Janduís

Moto do acidente
 
No inicio da noite de ontem (23), por volta das 18 horas a policia militar de Janduís recebeu informações que nas proximidades da torre da TIM a cerca de 1 km e meio de Janduís havia acontecido um acidente de transito.


Chegando ao local a guarnição de serviço constatou o fato e prestou socorro às vitimas sendo que Elineide Batista Wanderley, natural de Janduís e residente em Messias Targino, faleceu após da entrada no hospital municipal de Janduís seu companheiro Deusiram Zacarias da Silva, natural de Patu-RN,foi socorrido para o hospital de Janduís e em seguida transferido para o Tarcisio Maia em Mossoró-RN.
Segundo as primeiras informações Elineide vinha pilotando a moto Honda de Cor preta de Placa MYY-8237 Natal-RN, pela BR 226 sentindo Janduís e ao se aproximar da torre da TIM acabou se chocando frontalmente com um jumento.

A policia Rodoviária Federal foi acionada e esteve no local realizando os primeiros procedimentos, o ITEP de Mossoró recolheu o corpo de Elineide até sua sede em Mossoró para realização de necrópsia.

Fotos: Romário Dantas/Vc no Mundo
Fonte: OCarinhadanet
 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mais uma obra parada em Messias Targino


Parada a mais de 15 (quinze) dias a obra de construção do Posto de Saúde da comunidade Cacimba de Baixo, zona rural de Messias Targino, o motivo da paralisação ainda é desconhecido, porem alguns operários da obra alegam que não estão recebendo pelo serviço prestado, vale salientar que são apenas comentários dos mesmos.

Imagens da obra, tiradas no dia 19 de Abril de 2011









Nota do Blog: Parece que o fato ja é bem comum em Messias Targino, além desta paralisação também encontra-se parada a obra da praça da saudade, localizada em frente a cemiterio público e também a obra dos canteiros das Avenidas: Genuino Fernandes Jales e Doutor Edino Jales. So lamento tal ocorrido.

domingo, 17 de abril de 2011

As escuras!


As escuras! Assim denomino a festa de Emancipação Politica de Messias Targino 2011.

O município comemora no dia 8 de maio deste ano, 49 anos de sua Emancipação, sobre a comemoração ouve-se apenas boatos, uns dizem que não haverá festa, outros afirmam que vai ser uma grande festa, porem a Prefeitura Municipal de Messias Targino, ate hoje (17), não se pronunciou a respeito do fato.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Reitor da Ufersa endossa apoio para Uern na visita de Haddad ao RN

O reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), professor Josivan Barbosa, participou ontem da solenidade em que marcou presença o ministro da Educação, Fernando Haddad, e propôs que a estrutura da Ufersa possa ser utilidade nos planos de expansão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A proposta do reitor da federal surgiu depois que a governadora Rosalba Ciarlini, também presente na solenidade, pediu ao ministro apoio para estruturação da Uern. "A expansão da Uern tem que ser feita com recursos federais", propõe Josivan Barbosa. O reitor esclarece que a ideia é fazer com que cursos de alguns núcleos sejam incorporados à estrutura da Ufersa. Porém, os docentes continuariam sendo mantidos pela Uern e a infraestrutura cedida pela universidade federal.

O encontro com Haddad se deu na solenidade de inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Ministro, peço sua ajuda para a nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte", apelou a governadora. Segundo nota da assessoria de imprensa do Estado, o Rio Grande do Norte também quer ser parceiro do Ministério da Educação, através dos Institutos Tecnológicos Federais.

O entendimento entre os dois governos permitirá a criação das escolas profissionalizantes no Estado. Autora de 12 projetos de Institutos Federais de Educação Tecnológica para o Estado, a governadora considera os IFRNs oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, pelos cursos que devem ser ofertados, abrindo espaço para as novas vocações dos municípios e regiões.

domingo, 10 de abril de 2011

A situação que envolve as residências universitárias em Mossoro já é preocupante

"Longe de casa, há mais de uma semana...". A Citação é de uma música da banda Blitz, sucesso nos anos 80, mas a frase faz todo sentido para a vida de muitos jovens que deixam suas casas e partem para outras cidades em busca da formação superior. 

Adolescente, nunca saiu de casa, de família pobre e recém-formada no ensino médio de uma escola pública com qualidade de ensino questionável: Faltam professores, faltam carteiras, falta o incentivo para estudar. Ainda assim a busca pelo conhecimento e por uma profissão persiste. O desejo de ingressar na universidade é grande, mas a cidade em que mora não oferece o curso que deseja. Mesmo assim não desiste, faz vestibular, conquista a vaga em uma universidade pública de outra cidade. E agora? Onde morar?

Esse é o perfil da maioria dos jovens que vivem em residências universitárias. Eles precisam passar por uma seleção com várias etapas, apresentar comprovantes de baixa renda e disputar entre outros com o mesmo perfil por uma vaga na residência universitária. Conquistada a vaga, os pais auxiliam na alimentação e pronto. Tudo Resolvido. Certo?

Essa pode ser a primeira impressão de quem consegue uma vaga em uma residência universitária. Mas, ao encarar a realidade, a constatação é outra. E bem diferente.

"Tem gente que chega aqui, quando olha, volta do portão", diz Alex Calixto, estudante do 8° período de curso de Radialismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Alex é natural de Patu, pequena cidade da região Oeste do estado, e mora na residência universitária desde quando ingressou no curso. 

"Quem está aqui é porque precisa e tem coragem. Quem tem como se virar de qualquer outra forma vai embora. A gente vem de cidade pequena, precisa, vem em busca de estudo e trabalho, quando chega aqui é isso que encontra", disse Alex.

"Quando alguém toma banho, a água do banheiro escorre pelo quarto, fica tudo encharcado, tem que limpar tudo", conta o estudante Petrônio Andrade, que mora na residência masculina 2.
"Faltou gás e a Uern não deu mais. A gente está há 4 dias sem ter como cozinhar. Quem pode sai para almoçar na rua vai, quem não pode come bolacha", contou a estudante Natália da Silva, que mora na residência feminina 1.

"Aqui não tem sala de estudos. A casa é muito grande, mas não tem um lugar específico. A gente improvisou um quarto que fica nos fundos da casa, onde era um depósito, e estuda lá, mas só pode ser durante o dia, porque à noite não tem segurança. A porta é quebrada, as janelas não fecham direito e o muro é baixo, qualquer um pode entrar aqui", falou Micaela Lucena, que mora na residência feminina 2.
Só os relatos dos estudantes já seriam suficientes para se ter uma ideia das dificuldades que eles passam. Entretanto, os problemas vão muito além.

Cada uma dessas casas têm suas dificuldades, mas em todas os principais problemas são os mesmos.
Infiltrações, vazamentos, colchões velhos, falta de segurança, rede elétrica precária, paredes desgastadas, portas quebradas e a revolta de quem vive nessas condições são similares nas cinco residências disponibilizadas pela Uern.

Fonte: Defato

sábado, 9 de abril de 2011

Conheça as vitimas do massacre da escola do Rio da Janeiro



Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos - Maria Madalena, avó de Ana Carolina, se emocionou ao passar em frente ao vaso de flores com o nome da neta “Tchau, minha netinha, tchau”. A menina ia para a escola sempre contente, segundo ela.

Bianca Rocha Tavares, 13 anos - Tinha uma irmã gêmea que também foi baleada pelo atirador. Sonhava em ser pediatra e morreu ao tentar salvar uma amiga, segundo relatos de amigos de classe. A avó lembrou que ela era vaidosa. “Era linda, gostava muito de ir à escola, tinha o cabelo comprido e cuidava dele com carinho”, afirmou Maria José dos Reis Rocha, de 59 anos.

Géssica Guedes Pereira, 15 anos - Estudiosa, Géssica participava um curso preparatório para entrar na Marinha. Ela jogava vôlei na escola e era fã de funk.

Igor Moraes da Silva, 13 anos - Sonhava em ser jogador de futebol. O amigo Douglas Ramaro lembrou que o menino estava feliz no dia em que morreu. O motivo: havia ganhado uma chuteira de presente. No seu enterro, Roberto Dinamite, presidente do Clube Vasco da Gama, compareceu. Igor era aluno da escolinha de futebol do clube.
Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos - Karine queria ser atleta e integrava uma equipe de salto em distância de um projeto para jovens da polícia militar desde o início deste ano.

Larissa dos Santos Atanásio, 13 anos - Torcedora do time de futebol Vasco da Gama e religiosa, Larissa era também muito vaidosa. Já havia feitos desfiles e sonhava com a passarela. "Ela era sempre muito alegre e amiga. Conversava sempre com todo mundo. Tirava boas notas e queria seguir o sonho de ser modelo”, afirmou a amiga Jéssica Ferreira.

Laryssa Silva Martins, 13 anos - Segundo parentes, Laryssa era reservada e não saía muito de casa. Apesar disso, vários amigos compareceram ao seu enterro. No seu perfil no Orkut, a jovem mostrava que era fã de fotografias e sempre estava sorrindo nas fotos.

Luiza Paula da Silveira, de 14 anos - Fã de Ivete Sangalo, Luiza foi enterrada sob o canto de sua música preferida da cantora, “Quando a Chuva Passar”. Ela estava no 8º ano do Ensino Fundamental e se preparava para a festa de aniversário de 15 anos, que seria em setembro. “O pai já havia pago tudo e ela iria escolher o vestido na próxima semana", contou a amiga Jéssica Lauane.

Mariana Rocha de Souza, 12 anos - Um helicóptero da Polícia Civil jogou pétalas de rosa sobre o cemitério em que Mariana Rocha de Souza foi enterrada nesta sexta-feira. A menina, estudiosa, planejava ser modelo e sempre fazia poses para as fotos. O irmão dela, de 9 anos, estava na escola no dia do massacre e correu para procurá-la, mas a encontrou já na ambulância.

Milena dos Santos Nascimento, 14 anos - Estava no 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Tasso da Silveira. Tinha duas irmãs que também estudavam na unidade de ensino, mas nada sofreram. De acordo com amigos, Milena era muito estudiosa e não faltava a nenhum dia de aula.

Rafael Pereira da Silva, 14 anos - Calmo, tranquilo e estudioso. Foi assim que vários amigos o definiram. Gostava de rock e era fã da banda Linkin Park. Ele foi um dos dois meninos mortos pelo atirador. Era aluno do 9° ano da Escola Municipal Tasso da Silveira.

Samira Pires Ribeiro, 13 anos - No site de vídeos Youtube é possível encontrar uma homenagem a Samira, que estava no 8º ano. Com a descrição “Foi Entregue nas Mãos de Deus!! Mais um Anjo”, o vídeo começa com uma imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a mensagem “Luto”.
Fonte: G1

Relato de Marina Silva sobre os 100 dias da Presidente Dilma no poder

Marina Silva
"Nesse inicio de gestão, estamos vendo um governo que mantém as linhas básicas do governo Lula, como se propunha, tantos nos acertos como em alguns erros. Torcemos para que o país continue avançando na área social"

Jovens representam 1/3 dos novos empreendedores no Brasil

SXC
Já são 320 mil profissionais com menos de 30 anos

Os trabalhadores por conta própria com menos de 30 anos somam 320 mil pessoas, o que equivale a um terço dos empreendedores individuais formalizados no país, segundo balanço do Programa do Empreendedor Individual do Sebrae. Os profissionais com menos de 20 anos representam, em média, 4% do 1 milhão de formalizados. A maioria dos empreendedores, no entanto, é um pouco mais velha. Mais da metade dos que se formalizaram tem entre 31 e 50 anos. Nas cinco regiões brasileiras, o percentual de trabalhadores com essa idade varia de 54% a 57%, e em torno de 13% têm acima de 50 anos.

O sonho de ter o próprio negócio surgiu desde cedo para a capixaba Maria de Oliveira Cavalcante, de apenas 18 anos. Ela é uma das 40 mil pessoas com menos de 20 anos em todo o país que se formalizaram como empreendedor individual. Apenas seis meses após se regularizar, Maria comemora os bons números de sua sorveteria, localizada em Anchieta, no Espírito Santo. No último verão, a empresa vendeu 20 mil picolés e 2 mil litros de sorvete em janeiro, pico de vendas da empresa.

Nos próximos meses o movimento pode desacelerar em função do inverno e baixa temporada na cidade turística. Mas no segundo semestre os negócios devem melhorar e Maria já planeja a expansão para migrar para microempresa.

“No verão, verificamos que há a necessidade de contratar mais gente e vamos faturar acima do teto do Empreendedor Individual. Por isso no próprio verão acho que vamos ultrapassar o limite e migrar para microempresa”, conta a jovem empresária que divide seu tempo entre a sorveteria e as aulas do segundo ano do ensino médio.

Fonte:G1

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lançada nossa primeira enquete

Hoje lançamos a nossa primeira enquete, onde perguntamos aos nossos leitores: Se as eleições municipais de Messias Targino fossem hoje em qual desses possiveis candidatos a vereador você votaria? Tendo com opções os seguintes nome:Alexandre Jales, Anderson Medeiros, Aroldo Dantas, Douglas Aciole, Everaldo Fernandes, Fabio Dantas, Francimas Ezequiel, Francimar Ferreira, Jean Carias, Juscelino Jales, Lazaro Ribeiro, Mandioca Medeiros, Mônica Rocha, Nonô Medeiros, Pedro Ferreira, Pôla Pinto, Pompeu Jales, Regivânia Rodrigues, Rosean Praxedes, Zito Cardoso.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nota de Esclarecimento

Comentário postado por Costa Filho, a respeito da postagem "sobre a  Educação em Messias Targino"

"Segundo o blog Messias Targino News, baseado em enquete realizada pelo site do Pôla Pinto, a educação no Município de Messias Targino não se desenvolveu, se o nobre colega me permite, queria informar que o Município de Messias Targino encontra-se em 5º lugar no Rio Grande do Norte na classificação do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o que faltou foi divulgação para a população, por isso a meu ver, não significa que não tem investimentos na educação, tanto na área de aprendizagem, como na área estrutural, posso citar como exemplo a Escola Municipal Júlio Benedito, há mais ou menos 06(seis) anos atrás, era praticamente impossível chegar na escola, pois no período de inverno virava um lamaçal defronte à Escola, tudo isso foi mudado com investimento da prefeitura, a estrutura da própria Escola melhorou 100% (cem por cento), o colégio inteiro foi reformado, e o principal, a maior parte do investimento foi e está sendo na parte de capacitação de pessoal, ou seja, curso para aperfeiçoamento de professores, tudo isso, gerou um excelente índice para o Município, chegando a nota 3.4, a nota anterior era 2.8, o que é um avanço, pois o que estava previsto para 2009 que foi a data da pesquisa, era 2.9, a previsão para 2011 era de 3.2, ou seja, estamos bem acima da média, Nossa Educação, está muito bem obrigado!!!"

Nota do Blog: Analisei criteriosamente as informações citatas pelo colega Costa Filho, concordo que a Escola Municipal Professor Júlio Benedito passou por reforma e melhorou, porem não creio que a mesma tenha tido uma melhora de 100%(Cem por cento), como o amigo citou no comentario acima.

E ainda, se segundo o colega a Educação Messiense encontra-se muito bem, então porque os Vereadores,Secretarios, boa parte dos funcionarios publicos do municipio não tem seus filhos estudanda nas entidades de ensino do nosso municipio?
 
A demanda de estudantes messiense que estudam em outro municipios do nosso estado, cresce a cada ano.
Continuo ainda com a mesma opinião." Creio que a gestão da Prefeita Shirley, melhorou varias areas, porem no quesito educação deixa muito a desejar".

Convite Missa - José Maria Medeiros - 30 Dias de saudade



"O tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza:
Não importa onde estejam, estarão sempre conosco."

domingo, 3 de abril de 2011

Relatório da PF confirma mensalão no governo Lula

BRASÍLIA - Relatório final da Polícia Federal confirma a existência do mensalão no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de seis anos de investigação, a PF concluiu que o Fundo Visanet, com participação do Banco do Brasil, foi uma das principais fontes de financiamento do esquema montado pelo publicitário Marcos Valério. Com 332 páginas, o documento da PF, divulgado pela revista 'Época', joga por terra a pretensão do ex-presidente Lula de provar que o mensalão nunca existiu e que seria uma farsa montada pela oposição.
O relatório da PF demonstra que, dos cerca de R$ 350 milhões recebidos do governo Lula pelas empresas de Valério, os recursos que mais se destinaram aos pagamentos políticos tinham como origem o fundo Visanet. As investigações da PF confirmaram que o segurança Freud Godoy, que trabalhou com Lula nas campanhas presidenciais de 1998 e 2002, recebeu R$ 98,5 mil do esquema do valerioduto, conforme revelou o Estado, em setembro de 2006. A novidade é que Freud contou à PF que se tratava de pagamento dos serviços de segurança prestados a Lula na campanha de 2002 e durante a transição para a Presidência - estabelecendo uma ligação próxima de Lula com o mensalão. No depoimento, Freud narrou que o dinheiro serviu para cobrir parte dos R$ 115 mil que lhe eram devidos pelo PT.
O relatório da PF apontou o envolvimento no esquema do mensalão, direta ou indiretamente, de políticos como o hoje ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, do PT. Rastreando as contas do valerioduto, os investigadores comprovaram que Rodrigo Barroso Fernandes, tesoureiro da campanha de Pimentel à prefeitura de Belo Horizonte, em 2004, recebeu um cheque de R$ 247 mil de uma das contas da SMP&B no Banco Rural. As investigações confirmaram também a participação de mais sete deputados federais, entre eles Jaqueline Roriz (PMN-DF), Lincoln Portela (PR- MG) e Benedita da Silva (PT-RJ), dois ex-senadores e o ex-ministro tucano Pimenta da Veiga.
Segundo a revista 'Época', a PF também confirmou que o banqueiro Daniel Dantas tentou mesmo garantir o apoio do governo petista por intermédio de dinheiro enviado às empresas de Marcos Valério. Dantas teria recebido um pedido de ajuda financeira no valor de US$ 50 milhões depois de se reunir com o então ministro da Casa Civil José Dirceu. Pouco antes de o mensalão vir a público, uma das empresas controladas por Dantas fechou contratos com Valério, apenas para que houvesse um modo legal de depositar o dinheiro. De acordo com o relatório da PF, houve tempo suficiente para que R$ 3,6 milhões fossem repassados ao publicitário.
As investigações comprovaram ainda que foram fajutos os empréstimos que, segundo a defesa de Marcos Valério, explicariam a origem do dinheiro do mensalão. Esses papéis serviram somente para dar cobertura jurídica a uma intrincada operação de lavagem de dinheiro. De acordo com o relatório da PF, houve duas fontes de recursos para bancar o mensalão e as demais atividades criminosas de Marcos Valério. A principal, qualificada de 'fonte primária', consistia em dinheiro público, proveniente dos contratos do publicitário com ministérios e estatais. O principal canal de desvio estava no Banco do Brasil, num fundo de publicidade chamado Visanet, destinado a ações de marketing do cartão da bandeira Visa. As agências de Marcos Valério produziam algumas ações publicitárias, mas a vasta maioria dos valores repassados pelo governo servira tão somente para abastecer o mensalão.
A segunda fonte de financiamento, chamada de 'secundária', estipulava que Marcos Valério seria ressarcido pelos pagamentos aos políticos por meio de contratos de lobby com empresas dispostas a se aproximar da Presidência da República. Foi o caso do Banco Rural, que tentava obter favores do Banco Central e do banqueiro Daniel Dantas, que precisava do apoio dos fundos de pensão das estatais.

Fonte: Estadão

sábado, 2 de abril de 2011

Moradores da cidade de Campo Grande farão protesto devido atraso em reconstrução de ponte

Diante dos estragos causados pelas chuvas na cidade de Campo Grande, na região do Médio-Oeste do Rio Grande do Norte, onde há mais de 40 dias a ponte que dá acesso à cidade foi destruída impedindo o acesso de carros ao município, moradores da cidade prometem realizar um protesto para pressionar os órgãos competentes a realizarem a obra de reconstrução da passagem localizada na BR-110.
A preocupação maior dos moradores é devido ao fato de que as chuvas que caíram na madrugada do dia 28 de fevereiro deixaram o município completamente isolado, na prática, sem condições de habitação, já que são grandes as dificuldades de acesso, que atualmente está sendo feito por um desvio de terra temporável. O tráfego de pessoas está sendo feito de barco.
De acordo com o motorista de transporte alternativo Luciano Alves, quando houve o desmoronamento da estrutura da ponte, o Dnit informou que num prazo de 60 dias a obra de reparação estaria concluída. "Acreditamos que esse prazo não será cumprido, já que se passaram 40 dias e nada foi feito até agora. Não creio que em 20 dias tudo será feito", declarou o motorista.
Ele acrescenta que está sendo preparado um protesto com interdição das vias de acesso à cidade como forma de demonstrar o descontentamento pelo descaso dos órgãos com a obra. A ação será realizada na próxima quarta-feira, dia 6.

PERIGO - Conforme informações de Luciano Alves, o desvio feito pela Prefeitura de Campo Grande como alternativa de acesso à cidade pela Fazenda Ariosa, de propriedade do senhor Luiz Segundo, é muito perigoso no sentido de assaltos. Devido aos casos já ocorridos no local, o transporte dos estudantes que vão de Janduís e de Campo Grande para Caraúbas está sendo feito sob escolta da Polícia Militar.

Fonte:Jornal Gazeta do Oeste

Conta de energia poderá subir, em média, 11,6%

Ao todo,  1,131 milhão de consumidores no Rio Grande do Norte deverão sofrer mudanças na tarifa
Ao todo, 1,131 milhão de consumidores no Rio Grande do Norte deverão sofrer mudanças na tarifa















A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) propôs um reajuste médio de 11,6% para a conta de luz no estado, mas ainda dependerá do sinal verde da Agência Nacional de Energia Elétrica para saber quanto, de fato, poderá cobrar a mais na fatura. Independentemente do percentual que for autorizado pela agência reguladora, entretanto, já é certo que todos os clientes da companhia – número que chega a 1,131 milhão - serão afetados pelo aumento tarifário, diz o superintendente de Regulação da Cosern, Estevam Mosca. O ajuste nas contas será fechado no dia 19 deste mês e passa a ser aplicado a partir do dia 22.

Por meio da assessoria de imprensa, a Aneel explica que o aumento de tarifas no setor leva em conta a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado, da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M), dos últimos 12 meses, e também os gastos da distribuidora com compra e transporte de energia e o pagamento de encargos setoriais, previstos em lei. A proposta feita pela Cosern não será, necessariamente, acatada.

“A área de regulação econômica da Aneel faz seu próprio cálculo para chegar ao número”, diz a Agência reguladora, acrescentando que o índice autorizado pode ficar abaixo ou acima do pleiteado pela distribuidora. Só na reunião do dia 19 de abril a Aneel também definirá os aumentos por faixa de consumo, ou seja, o que será pago por consumidores de baixa tensão – as residências - e pelos de alta tensão, como é o caso das indústrias. No ano passado, a conta dos consumidores residenciais sofreu reajuste de 8,33%. A das indústrias, subiu em média 7,18%.

Pelo calendário de reajustes anuais da Agência Nacional de Energia Elétrica, as tarifas de energia de dez distribuidoras serão atualizadas em abril. Além das que estão em vigor no Rio Grande do Norte, aumentarão as tarifas da Companhia Energética de Minas Gerais S/A (Cemig), da Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL -SP), da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S/A (Enersul), da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, da Usina Hidro Elétrica Nova Palma Ltda (Uhenpal), da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), da Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A (ESE) e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

As empresas encaminham à Aneel o pleito de reajuste. O índice é usado como referência para análise da área técnica da Agência, que define, posteriormente, em reunião pública da diretoria, os percentuais a serem aplicados. O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e a União.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Enquete aponta que a Educação em Messias Targino não de se desenvolveu

A aproximadamente um mês atrás o site do póla pinto lançou uma enquete na qual  perguntava: Na sua opinião a qual área em Messias Targino que mais se  desenvolveu na gestão da Prefeita Shirley Targino?

Com as seguintes opções de escolha: Geração de emprego, Saúde, EDUCAÇÃO, Esporte e Lazer, Habitação, Segurança, Agricultura Familiar, Social, Cultura e Nenhum.

A enquete foi encerrada ontem à noite obtendo 202 votos, sendo que desse total 96(47%) desses internautas acham que a área que mais se desenvolveu em Messias foi “habitação”.

Mas o que quero focar nesta matéria não é isso, quero focar a área da EDUCAÇÃO, a qual obteve apenas 4(1% dos votos). É por isso, por não ter esse desenvolvimento na educação do município, que inúmeros messienses deixam seus lares, suas famílias, para buscar um ensino de qualidade em outras cidades da região, como é o caso de vários jovens messiense que moram nas casas de estudante do nosso estado.

Sei que foi bom para o município ter evoluído no quesito “Habitação”, mas EDUCAÇÃO é um dos princípios fundamentais nessa sociedade contemporânea em que vivemos, de que adianta ter um município grande (Habitado) sem ter uma educação de qualidade.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo os sonhos, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, SEM ELA tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)